Não há como negar: buscar um advogado especializado em imigração torna o processo de mudança de país ou dupla cidadania muito mais fácil e simples.
Afinal, imigrar para outro país requer uma série de documentos e processos. Ter alguém que entende do assunto para orientar e acompanhar todos os passos traz mais segurança para o imigrante.
Isso acontece porque a imigração também é uma parte do sistema político. Assim, constantemente as leis são modificadas. Podendo, inclusive, impactar os processos que ainda estão ocorrendo e não foram finalizados.
Um advogado especializado em imigração é capaz de conduzir todas as nuances do processo de documentação de maneira atualizada e correta.
Já imaginou planejar a mudança de país, e na hora de passar pela imigração, ter sua entrada bloqueada?
É claro que nada te impede de conseguir toda a documentação por conta própria. Mas, contratar um advogado especializado em imigração reduz as suas dores de cabeça, e vamos te explicar porquê.
O que é um advogado especializado em imigração?
Um advogado de imigração é um profissional especializado no processo de imigração, seja na emissão de vistos de entrada, estudo, trabalho, dupla cidadania, entre outros.
Geralmente um advogado especializado em imigração tem completo conhecimento sobre a legislação que rege determinado país.
Nesse sentido, esse especialista auxilia as pessoas para que seus vistos de entrada e permanência sejam concedidos com facilidade.
Em alguns casos, como na imigração para Portugal, é preciso enfrentar uma fila de aproximadamente 200 mil imigrantes que esperam seus documentos. Assim, quando se contrata um advogado especializado em imigração, a incidência de erros é menor, o que torna o processo mais rápido.
Por que eu deveria contratar o serviço de um especialista em imigração?
Sem dúvida, o principal motivo para contratar um advogado especialista em imigração é o profundo conhecimento sobre essa área.
As leis de imigração são amplas e variam bastante de um país para outro. Mesmo na União Europeia, o processo de imigração para Portugal ou Itália, por exemplo, é diferente.
Além disso, essa legislação tem muitas nuances, brechas e constantes modificações. Por isso, os melhores advogados de imigração estão sempre em constante atualização.
Muita gente não sabe, mas cada caso de imigração é particular e deve ser tratado com especificidade. Da mesma forma que cada país possui regras e regulamentações próprias.
Por isso, um advogado especialista em imigração poderá indicar as melhores ações, documentações e caminhos a seguir. Principalmente em países como a Itália, em que as mudanças legislativas podem aumentar a dificuldade para obter a cidadania italiana.
Outra questão para essa contratação é ter a certeza que a apresentação dos documentos estará completa e correta aumentando as chances de obter sucesso e acelerar o processo, que costuma ser lento e burocrático.
Para além da documentação, um advogado especialista em imigração fará com que seus clientes não infrinjam as leis por desconhecimento.
Pode acontecer da pessoa conseguir imigrar, porém, viole alguma lei e seja deportado. Mesmo que uma pessoa possa realizar todo o processo de imigração sozinha, ao cometer um erro, é difícil reverter a situação.
Motivos extras que podem exigir a contratação de um advogado de imigração envolvem violações anteriores à lei de imigração. Como exemplos: a entrada sem inspeção, ultrapassagem de visto, fraude de casamento, declarações falsas, entre outros.
Quanto custa um advogado de imigração?
De imediato já é possível adiantar que o preço pago por um advogado de imigração Portugal, por exemplo, é muito inferior do que o preço (monetário e emocional) dos erros no processo imigratório.
O preço, assim como qualquer consultoria especializada, varia conforme cada caso. Quando envolve uma situação mais difícil, irá requisitar mais esforço do profissional. Ou seja, o valor poderá sair mais caro.
É claro que, ao se deparar com um número, o montante pode assustar. No entanto, essa assistência pode ser a diferença entre uma residência permanente no exterior ou a deportação.
Predizer um valor é difícil porque além da complexidade, a maneira como o profissional trabalha também será uma influência. Ou seja, alguns trabalham por tarefa, outros por hora.
Além disso, o nível de conhecimento e a experiência que esse profissional possui irá impactar no preço.
Como contratar um especialista em imigração?
Primeiramente, faça uma pesquisa cuidadosa para localizar um bom profissional. Feedbacks de antigos clientes e a reputação online devem ser consideradas.
Depois, marque uma consulta para receber os conselhos sobre o processo de imigração. Assim como, explicar sua situação e como o advogado especialista em imigração poderá ajudar.
Na Imigrei, sempre avaliamos o seu cenário na consulta inicial. Isso pode nos dizer muito sobre o que podemos esperar do processo como um todo.
Para tomar uma decisão, não se baseie apenas no preço. Considere casos anteriores desse advogado, feedbacks, reputação na internet e, claro, como foi a sua experiência na primeira consulta.
Se preferir fazer todo o processo por conta própria, não esqueça que haverão os custos jurídicos e de documentação. E se errar ou estiver incompleto, os custos serão dobrados, porque será necessário fazê-los novamente.
Pensando nesse cenário, não é muito melhor pagar um profissional e ter sua documentação correta já na primeira vez? É importante ressaltar que todo processo é registrado, assim como os erros, que serão revistos e analisados a cada tentativa.
Assim, se você deseja morar em outro país com segurança e dentro da legislação, ou mesmo obter a dupla cidadania, contrate um advogado especialista em imigração. Fale com a Imigrei para dar os primeiros passos!